Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Oração Kahuna do Perdão.



Me deparei com esta oração a poucos dias, ela tem como função o auxilio do perdão para desenvolvimento do individuo.  Nos ensina o poder do Perdão. O perdão aos outros e a nós mesmos. 


" Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar.
 A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, injuriaram, prejudicaram ou causaram dificuldades desnecessárias.
   Perdôo, sinceramente, quem me rejeitou, odiou, abandonou, traiu, ridicularizou, humilhou, amedrontou, iludiu.
  Perdôo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada.
 Reconheço, que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.
 Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.
Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer, e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos.
 Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente, quero compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.
Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e não fazem mais parte de minha vida íntima definitivamente.
 Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, que me ajudaram a evoluir, do nível humano comum ao espiritualizado em que estou agora.
Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que sejam castigadas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou em outras futuras.
 Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.
(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes, para acúmulo de energia).
Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei.
 Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.
Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao meu Eu Superior.
 Ao relaxar, minhas sensações revelam, que este contato foi estabelecido.
Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.
 Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o meu bem e do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e auto realização.
 Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.
Assim seja, assim é e assim será."


27 de fev de 2015

Afinal a Umbanda é baixo espiritismo?




O assunto que estamos abordando hoje está sempre circulando no meio espírita aqui no Brasil. Alguns praticantes de outras religiões espiritualistas nomeiam a Umbanda e o Candomblé como "Baixo Espiritismo"

Afinal a Umbanda é baixo espiritismo?

   A umbanda e o candomblé guardam conhecimentos antigos de elementos da natureza.
O uso do fumo, serve para dissolver miasmas que podem estar grudado em no perispírito do consulente (pessoa que estárecebendo o passe) e não por simples vontade di guia. Essa fumaça junto com a força astral do guia mantém um padrão energético que auxilia em diversos procedimentos, se assemelhando ao ato de usar ervas energéticas em forma de incenso.
O uso de bebidas alcoólicas, se explica pelo fato do álcool, durante muito tempo ter sido usado para desinfetar ferimentos e anestesiar os doentes. Na falta do álcool puro era usado bebidas alcoólicas como vinhos por exemplo.
   A falange dos Exus, que costumam ser mal vista por muitos, sofre preconceito devido falta de informação de adeptos e não adeptos da Umbanda. Essa falange é que apresenta alguns membros com grau evolutivo mais próximo dos encarnados, os membros mais elevados condensam seu padrão vibratório para sua atuação. Eles atuam em resgate espiritual e zelam pela proteção dos médiuns e dos terreiros e casas durante a cerimônia.
 Como eles lidam com almas resgatadas em regeneração atuantes na falange, ainda estão sobre doutrinação.

   Mas e os despachos?

Como a umbanda e o candomblé usam a sabedoria natural, são usados elementos vegetais, minerais e animais.
Quando é arriada uma obrigação, é usada a força e a fé que foram colocadas no ato. Elas servem para fortificar o médium ou a casa, dar segurança, firmeza, pedidos de saúde ou agradecimentos.
  Claro que, o excesso pode sim prejudicar a evolução espiritual tanto do médium quanto de seus guias.
Pois como é algo sagrado e que envolve energia pode acabar gerando um vicio do médium (que só se sente bem ou completo quando faz um "agrado"para o "santo"); ou guias mal desenvolvidos apoiados em presentes e em obrigações, dotados de vaidade.
    Hoje em dia existe uma corrente para as obrigações ecológicas. Só com o uso de velas e também a troca do amalá de louça ou barro por folhas de bananeira. Para assim ajudar na preservação da natureza e menor impacto ambiental. Usando as louças somente nas casas de santo.

Afinal é certo julgar o que não conhecemos?

A resposta é bem simples. Quando emitimos opiniões pejorativas a qualquer movimento religioso sem o menor conhecimento, a chance de ofender muitas pessoas é muito grande. Afinal você está errado de cometer este ato.
A Umbanda traz em sua essência a simplicidade da oralidade e de fala simples ao menos instruído, isso não quer dizer que menos sábios. Os espíritos de luz que se manifestam, já percorreram uma trajetória de iluminação e aceitam a trabalhar de forma humilde, com linguagem popular e usando métodos naturais para auxílio dos encarnados e desencarnados também.


Ainda com dúvidas? Deixe um comentário que nossa equipe irá responder. 

24 de set de 2014

Mensagens de Caridade

      

     Bem meus irmãos, o post de hoje é um pouco diferente. Sabemos que um dos princípios principais da vida é a caridade. É esse amor ao próximo tão bonito que tem que ser a força motriz deste mundo!
     Estou colocando aqui algumas mensagens sobre caridade que gostei muito de ler para que nos sirva de inspiração a lei do amor. Que como verão, não é só de nossa religião e nem só de quem têm religião.
     Um abraço a todos!

     "A verdadeira caridade é impalpável como a luz e invisível como o perfume: dá o calor, dá o aroma, mas não se deixa tocar nem ver."

"A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração simpático, antes mesmo que qualquer pedido seja feito. Ela é a pessoa que dá, não ocasionalmente, mas constantemente."

"A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma."

"A verdadeira caridade é praticada em segredo. O melhor tipo de caridade é aquele em que quem a faz ignora quem a recebe, e quem a recebe ignora quem a faz."

"O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça,de amor e de caridade na sua maior pureza. Se ele interroga sua consciência sobre os atos realizados,ele se pergunta se não violou essa lei,se não fez o mal,se fez todo o bem que podia, se ninguém tem nada a se lamentar dele, enfim,se ele fez a outrem tudo aquilo que queria que os outros lhe fizessem."

“A verdadeira caridade só ocorre quando não há a noção de dar, de doador ou de doação.”

“Não há sociedade possível sem o dever, que compreende a justiça e a caridade.”

“O importante na vida são os sorrisos que você despertou a caridade que fez e o amor que plantou por onde passou. O resto é detalhe!!”



6 de set de 2014

Pátria espiritual Aruanda



     Boa tarde, hoje venho abordar o tema da pátria espiritual mais conhecida pela umbanda. Aruanda!
     Ao contrario de muitas crenças, Aruanda não é a maneira que os Candomblecistas e Umbandistas chamam o mundo espiritual. Essa duvida surgiu em muitos terreiros os nomes citando essa pátria, e ao explicar dizem que é por vir de lá, ou por ser sua área de atuação. 
     Venho aqui colocar uma psicografia sobre Aruanda.

   "Vou falar um pouco de Aruanda para vocês, é uma cidade de amor e luz que abriga a espíritos desencarnados que são adeptos a caridade. 
   Muitos deles trabalham em resgates espirituais na esfera do umbral, levando esses irmãos aos centros de recuperação, onde recebem imantação de luz, calor e recebem a cura.
   Muitos dos irmãos que trabalham nesse resgate, trabalham também na crosta nas mais diversas missões de caridade. Uma dessas missões são nos santuários de umbanda e mesas espíritas.
   Ao auxílio da crosta muitos espíritos de luz que lá residem, atuam sobre o processo de psicofonia para auxílio de nossos irmãos encarnados.
   O trabalho prestado lá é semelhante ao de outras colônias que seguem aos ensinamentos do Grande Mestre (O Cristo). Seus afazeres na organização da cidade e seus andamentos, estão divididos sob linhas de auxílio onde trabalham.
   Seu lugar na Umbanda é fruto de evolução e estudo que são incentivados por nosso governador, sim temos um governador. Ele nos auxilia nos trabalhos em conjunto em conjunto em nossa cidade. Ele tem ajuda de auxiliares , que tomam conta e orientam os ministérios.
   Eles são divididos entre: Ministério da Luz, são os que atuam no auxílio da crosta, em resgate reabilitação do Umbral.
   Ministério das Águas, ele é o responsável pela alimentação e bem estar da população de nossa cidade. É dele que vem a água imantada que nos alimenta; embora não tenha muito gosto.
   Ministério da Leveza, seu papel para mim é o mais importante, é ele que educa, da palestras e treina os irmãos que trabalham na crosta sob forma de Psicofonia (incorporação).
  Nós muitas vezes recebemos a visita de "pessoas" mais elevadas para nossos treinamentos e elucidações.
   Existem outros ministérios superiores que trazem informações e tecnologias de esferas mais elevadas. Tem também os ministérios da Encarnação, Logística, Especificidade e Aconselhamento. Sim, possuem nomes que vocês estão acostumados a ouvir. 
   O ministério da Logística cuida de nossa alocação. Se o desencarnado é recolhido por nossa cidade, nós somos responsáveis por sua inserção em um seio familiar.
   O ministério da Especificidade nos transfere a outros ministérios, pegando o que temos de melhor e nos aconselhado a uma melhor atuação de trabalho.
   O ministério do Aconselhamento é responsável por uma terapia fraterna aos irmãos sofridos, , que levam marcados em sua alma suas chagas, e muitas, latejam até hoje.
   Aruanda é um lugar belo, um turbilhão de luzes com seus dois sois e suas luas. Afinal aonde estamos  vemos mais claramente o espaço, já que a camada etérea que reveste nossa cidade é muito fina. 
   Quero falar algo, além de me despedir. Sou chegado a Aruanda ha alguns anos e fui resgatado do Umbral, hoje trabalho em um ministério e faço parte do aconselhamento.
   Não direi hoje o que fui na terra, mas posso dizer o que sou hoje. Um exemplo do amor.
   Honestamente.
   José Danísio."



15 de ago de 2014

Fenômeno da Incorporação

     Venho levantar hoje o fenômeno da Incorporação, é uma expressão muito comum nos terreiros e tendas. Uma das bases de nossa fé que nos permite ter passes e consultas. 
     Primeiro gostaria de falar do fato em si, a incorporação tampem chamada de Psicofonia é a transmissão mental e a manipulação de nosso perispírito e de nosso padrão vibratório por nossos mentores espirituais ou guias. Hoje em dia a comunidade espiritualista tem muito bem definido como acontece este fenômeno. Não é aceito hoje em dia a ideia que outro espírito se aposse (entre) em nosso corpo. 
     Ha basicamente três tipos de incorporação, a Consciente, a Semiconsciente e a Inconsciente. 
     Gostaria de deixar bem claro que a manifestação consciente e semiconsciente são as mais comuns e não deixam de ser genuína. O que acontece em muitos terreiros é que dirigentes sem estudos pregam a inconsciência como unica maneira de incorporação ou a unica correta. Muitas vezes levando o médium a mentir ou não falar sobre, por ser considerado um tabu. 



     Incorporação Consciente: Neste caso o guia faz uma ligação mental com o médium, lhe enviando seus pesamentos. Nesta situação o guia se vale também de mais acessos mediúnicos do aparelho, como: a mediunidade intuitiva, auditiva, sensitiva a vidência entre outros. 
     Neste caso o médium permanecerá consciente em todo o momento. escutará e verá as consultas e manterá memória do ocorrido. O médium irá perceber a movimentação de seu corpo e fala sem os seus comandos, isso se deve a essa ligação mental .
     O guia se valerá de todos os recursos de afinidade entre ele e o médium para o bom andamento do desenvolvimento.   
      Bem, por ser o método de incorporação mais comum, é também a que mais gera dúvida nos médiuns. Muitos chegam a ficar desacreditados sobre seus guias e sua missão espiritual. Quando consciente é necessário um "adestramento" constante e um estreitamento de relação para o seu guia. Mantendo a integridade o médium consciente ganha firmeza na corrente e passa a desenvolver seu papel em sua caminhada. 
     Falei da integridade pois sabemos que existe pessoas que usam dessa consciência para manipular o ocorrido, e muitos de bom coração quando se deparam com a consciência ficam com medo de tal fato acontecerem com ele. Isso não irá acontecer se você manter a concentração e  fazer um desenvolvimento tendo em prol a caridade e a verdade deixando o bem agir e a mente limpa. 
     Com o desenvolvimento a seu tempo e a afinidade aumentando o médium vai passando gradativamente para semi consciência. 

     Incorporação Semi-Consciente: Neste caso o guia tem uma ligação mental e uma ligação com nosso duplo etério (perispírito). Tornando mais fácil a comunicação, passe ou consulta. 
     Neste caso o médium fica muitas vezes em um estado de sonolência perdendo muitas vezes o entendimento total do que acontece. Ele pode ver, nitidamente ou embaçado, ele pode escutar, nitidamente ou distorcido, pode sentir ou não seu corpo se movimentar e muitas vezes não fica com todos os sentidos em alerta (Vê mas não escuta nada, ou não vê mas escuta nitidamente e tem as sensações do corpo).
      Ao fim da sessão o médium te pouquíssimas lembranças do ocorrido, que com o tempo podem sumir por completo. 

     Incorporação Inconsciente: Neste caso o guia faz uma ligação ampla mental e com o perispírito do médium enquanto ele se desdobra. 
     Este caso o espírito do médium se afasta do corpo físico, como acontece quando está dormindo e entra em estado de sonolência, ficando unido a seu corpo pelo cordão de prata (elo que liga nosso espirito ao nosso corpo que se rompe com a morte física).
     Este caso é bem incomum e ocorre entre 1% a 3% ou seja a cada 100 médiuns 1 a 3 são inconscientes.    Neste caso o domínio da manifestação é total, e o médium não lembra de absolutamente nada do ocorrido. Este tipo de incorporação pede muita evolução não só do médium mais do guia. 

Para quem quiser se aprofundar: 
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Parte Segunda, Cap. XIX; Introdução, II – final.
KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Capítulos XIV, item 172, XVI, item 188 e XIX, item 225.
DENIS, Leon. No Invisível. Segunda Parte, Cap. XIX
XAVIER, Francisco Cândido. Missionários da Luz. Pelo Espírito Emmanuel. Cap. VII e XVI.
XAVIER, Francisco Cândido. Nos Domínios da Mediunidade. Pelo Espírito André Luiz. Cap. V.
TEIXEIRA, José Raul. Desafios da Mediunidade. Pelo Espírito Camilo. Questões 14, 15, 16 e 28.
PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade. Capítulo IX – Incorporação.

8 de ago de 2014

Estudo e desenvolvimento aos médiuns Umbanda

     Muito escutamos sobre desenvolvimento mediúnico aos médiuns de Umbanda, mas na realidade pouco vemos na prática. Em suma tem terreiros que alegam que o desenvolvimento ocorre somente nas sessões ou giras. Isto está certo?
     Vemos em nossa religião uma falta de incentivo a leitura e a evangelização espiritualista e até mesmo em livros próprios que abordam o assunto.  A Umbanda é sim uma religião de culto oral, mas vemos em muitas casas , terreiros, centros e tendas filhos e filhas de santo apenas repetindo sem saber do fundamento. Ou até mesmo filhos de santo que começam no desenvolvimento e após seu guia estar aparentemente firme não ser feito nenhum trabalho de doutrinação. 
     Digo como leitura obrigatória para começar a entender e assimilar o assunto o livro, Para conhecer a Umbanda - Ademir Barbosa Junior - Editora Universo dos Livros. 
     Este livro tem uma leitura fácil e possui um apanhado geral da doutrina básica, falando sobre Orixas, locais do terreiro, funções do terreiro, linhas de Umbanda, guias e hierarquia e suas funções. Lembrando que o rito pode variar de casa pra casa e de sincretismo para sincretismo. 
    Outros essenciais são: O Livro dos Mediuns - Allan Kardec.  O Livro dos Espíritos - Allan Kardec (Existem várias editoras que publicaram estes livros)
       Confesso que acho a leitura destes livros mais complicada, pois se trata de uma linguagem culta e mais polida. Porem as informações e ensinamentos que contem nestes livros são mais do que válidas. Pois a Umbanda possui uma aglutinação de valores tanto cristãs, espíritas, candomblecistas e regionais (catimbó, jurema, pajelança entre outros) 
     Poderia citar muitos outros como Evangélio Segundo o Espiritismo ou Qualquer um do Chico Xavier, mas para iniciodos estudos conhecer a base da religião e a base da mediunidade é valido para o amadurecimento espiritual e desenvolvimento do médium.
     Temos também uma série de palestras e cursos ministrados pelas Federações de umbanda, existem muitos que não são cobrados, falta também ma  falta de interesse do próprio umbandista na falta de vontade de estudar. Muitos acham que ler livros é aos irmão Kardecistas e acham que a Umbanda cabe apenas incorporar, ter quartinhas, fazer obrigações e que a única coisa que evolui é fazer deitadas para santo sem saber o fundamento do que está fazendo.
     Outro ponto que gostaria de tocar é a supervisão aos médiuns quanto a firmeza da incorporação. Em muitos centros por falta de estudo cometem achismos e engessamentos aos médiuns. Fazem os médiuns se envergonharem de serem conscientes e o julgarem como pouco desenvolvidos ou como manipuladores, ao invés de prestar auxílio e esclarecimento como uma verdadeira doutrinação.
     Também a falta se sensibilidade quanto as manifestações, sei que cada casa possui suas regras mas ir em uma casa onde todos os Orixás se manifestam iguais, os guias se manifestam iguais, andam, falam ou bradam sem levar em conta a diversidade da criação divina. Em casa desse tipo vemos médiuns inseguros, com pouca firmeza e nem todos orixás manifestados já que aparentemente, todos os filhos da casa são filhos de um determinado orixá.
     Este apelo é para evitarmos repetidores e termos irmãos e irmãs de santo mais desenvolvidos na prática da caridade. Tirar a falsa certeza que caridade é apenas o ato da incorporação na gira e partirmos a pratica da ajuda ao próximo em projetos sociais com doação seja de comida a companhia aos acamados.


    

24 de jun de 2012

Preparativos para os médiuns e cuidados para o dia dia.

       

     Vou começar falando de atitudes diárias ou semanais que se pode tomar para zelar pela sua espiritualidade e a boa energia dos ambientes que você convive.
       Todos carregamos cargas de onde passamos, e as vezes nos sentimos cansados com sentimento de esgotamento. 
       Para isso podemos usar a natureza, passeios em matas (bosques, parques naturais o que tiver disponível em sua cidade), em praias ou até mesmo pegar um pouco de sol. A energia que emana do natural equilibra nosso campo vibratório canalizando nosso fluxo interno de energia. Caso não tenha tempo para esses passeios, após u banho comum no chuveiro você pode separa um pouco de sal grosso em um recipiente e misturar um pouco de água do próprio chuveiro misture e se banhe do pescoço para baixo. Lembre-se de não molar a cabeça com a água com sal, pois ela serve para retirar o excesso de energia e pode causar tontura.
     Outro cuidado que podemos ter é ascender uma vela para o nosso anjo da guarda, pode ser uma vez por semana . É só pegar uma vela branca dessas comuns e um copo de vidro transparente com água. Não é necessário ter uma oratória, ou um altar, pode ser colocada em cima de um armário ou em uma estante no alto. ter uma conversa com seu anjo da guarda sempre da conforto.

Aos médiuns.
       Antes de trabalharmos no terreiro é preciso limpar o corpo e purificar a mente antes de se oferecer a caridade.

* É importante tomar um banho de descarrego, podendo ser de sal grosso ou ervas ( como arruda e guiné). Isto ajuda a limpar o corpo e o espirito de qualquer sobrecarga, o bom é fazer antes de ir ao terreiro.
* Evitar carne vermelha e alimentos gordurosos um dia antes da sessão, o motivo é simples evitar uma digestão complicada para evitar cansaço e sonolência durante a gira.
* Evitar o sexo na véspera da sessão, ao contrario que dizem não é por ser impuro e sim por ter um grande desgaste físico e mental, podendo causa sonolência e falta de concentração.
* Iluminar (acender uma vela) o anjo de guarda no dia da sessão, pode ser em casa ou no próprio terreiro, isso ajuda na segurança e firmeza do médium no momento da gira.


E lembrem-se sempre, dedicação, postura, silêncio e oração e com uma postura sempre ativa em ajudar para no momento da corrente ser útil e ajudar a elevar o momento tão nobre da gira! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário